O PGRS constitui num documento integrante do Sistema de Gestão Ambiental, baseado nos princípios da não geração e da minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes à minimização na geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta e transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo, tratamento externo e disposição final.
O PGRS busca minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar a segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final, em conformidade com a legislação vigente.
Por determinação do Ministério Público do Trabalho, a UFPR deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Para tanto, a Divisão de Gestão Ambiental solicitou a elaboração de um PGRS para cada unidade geradora de resíduos da UFPR, para que a mesma possa compilar as informações de todas as Unidades da Universidade num único documento.
|